top of page
  • Foto do escritorHowling Creative Center

O que são pontos de acupuntura?

Os pontos de acupuntura são pontos específicos no corpo onde agulha, laser, calor ou ventosa podem estimular o organismo a controlar a dor e outros sintomas.

O sistema de energia do organismo envolve caminhos definidos conhecidos como meridianos, cada um dos quais apresentam vários pontos da acupuntura que afetam vários órgãos, áreas ou sistemas do corpo. Existem centenas, até milhares, de pontos em todo o corpo, e as tomografias modernas mostram pequenas regiões de aglomerados de terminações nervosas coincidentes com esses pontos no corpo.

O conceito básico de como a acupuntura funciona, seria pelo estímulo dos pontos de acupuntura, para corrigir desequilíbrios ou bloqueios no fluxo de energia. Isso faz com que o organismo consiga restaurar a saúde mais rapidamente.


Quantos pontos de acupuntura existem?

Os praticantes da medicina tradicional chinesa acreditam que existem mais de 500 pontos de acupuntura no corpo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um Relatório de Nomenclatura de Acupuntura Padrão Internacional ,proposto em 1991, que identifica 361 pontos de acupuntura.

De acordo com a OMS, os pontos de acupuntura são organizados de acordo com sua localização em cada um dos quatorze meridianos principais.

A nomenclatura padrão da OMS também identifica 48 pontos de acupuntura extras e pontos de acupuntura adicionais no couro cabeludo, orelha, e outras regiões do corpo.


Localizando os pontos da acupuntura

A localização de todos os pontos de acupuntura possíveis, estão disponíveis em muitos livros tipo atlas, também são facilmente encontrados na internet fazendo uma pesquisa básica.

Os chineses nomearam os pontos de acupuntura de variadas formas: pela função do ponto ou pela localização do ponto. Já no Ocidente, cada ponto de acupuntura é identificado com letras que indicam o meridiano em que está localizado e um número para indicar sua posição ao longo do meridiano.

Os pontos da acupuntura são numerados em sequência, mas a sequência pode começar no ponto mais distal (mais distante) ou mais próximo (ponto mais próximo) do centro do corpo.

Por exemplo, o sistema de numeração do meridiano do estômago começa perto do olho e desce pelo tórax e abdômen.

O meridiano do intestino grosso começa no dedo indicador e sobe pelo braço até a área do nariz.

Em alguns casos, os pontos de acupuntura se correlacionam a um ponto ou estrutura anatômica específica.

Por exemplo, o ponto ID3 chamado Sanjian, está próximo do dedo indicador e próximo à cabeça do osso metacarpo. Em outros casos, o ponto de acupuntura é encontrado medindo-se a partir de um ponto de referência anatômico, como uma articulação ou outra estrutura.



Na acupuntura, as medições são derivadas do corpo do paciente. Uma “polegada do corpo” (cun) é a largura do polegar.

As medidas são expressas em polegadas corporais. O ponto VC4 denominado Guanyan é localizado medindo-se a partir do umbigo: 3 cun abaixo do umbigo.



Uma rápida visão geral dos 14 meridianos primários de acordo com a OMS:

1. Bexiga – começa no olho e passa pela testa e por cima do crânio; ele se divide logo abaixo da linha do cabelo nas costas. Um ramo desce pela escápula e desce direto para o meio da região lombar, enquanto o outro desce até a parte externa da coluna e desce pela parte de trás da perna até o calcanhar. Contém 67 pontos da acupuntura em cada lado do corpo.



2. Vaso Concepção – começa logo acima do meio do osso pélvico e segue pelo meio do corpo até logo abaixo do lábio inferior. Contém 24 pontos de acupuntura.



3. Vesícula biliar – começa no canto interno do olho, segue para frente e para trás no crânio e, em seguida, desce pelo pescoço até o ombro e novamente segue para frente e para trás no tórax e abdômen. Depois desce pela parte externa da perna e do pé até a ponta do quarto dedo do pé. Contém 44 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



4. Vaso Governador – começa logo acima do cóccix e segue pelo meio do corpo, passando pelo crânio até logo acima do lábio superior. Contém 28 pontos de acupuntura.



5. Coração – começa na axila e desce pela lateral do braço até a ponta do dedo mínimo. Contém 9 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



6. Rim – começa no arco do pé e sobe pela parte interna da perna e logo ao lado da linha média do abdômen e tórax até a clavícula. Contém 27 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



7. Intestino Grosso – Começa na ponta do dedo indicador ao longo da parte superior do braço e vai até o ponto mais alto do ombro, passando pela clavícula e subindo pela bochecha até o nariz. Contém 20 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



8. Fígado – origina-se no dedão do pé, sobe pela parte interna da perna até a virilha e então atravessa o corpo para subir logo abaixo do mamilo. Contém 14 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



9. Pulmão – começa no peito perto da axila e desce pela parte superior do braço até o polegar. Contém 11 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



10. Pericárdio – vai da lateral do mamilo, passando pela axila e desce pelo braço até a ponta do dedo médio. Contém 9 pontos de acupuntura diferentes em cada lado do corpo.



11. Intestino Delgado – Começa na ponta do dedo mínimo e sobe pela parte externa do braço ao redor da escápula até o pescoço, então sobe até o olho e atravessa a orelha. Contém 19 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



12. Baço – começa na ponta do dedão do pé e sobe pela perna até a coxa, passa pela virilha e através do abdômen e sobe pelas costelas até um ponto no peito abaixo da axila. Contém 21 pontos de acupuntura diferentes em cada lado do corpo.




13. Estômago – Origina-se diretamente abaixo da pupila do olho e desce pelo nariz até a mandíbula, onde se divide. Uma parte sobe pelo couro cabeludo e a outra desce pelo pescoço, tórax e abdômen, passando pela coxa e desce até o lado da ponta do segundo dedo do pé. Contém 45 pontos de acupuntura em cada lado do corpo.



14. Triplo Aquecedor – Começa na ponta do dedo anular, sobe pelo braço até o ombro e sobe pelo pescoço até a orelha, depois pela testa, desce pela bochecha até o final da sobrancelha. Contém 23 pontos de acupuntura diferentes em cada lado do corpo.



Gostou do artigo? Aproveite e acesse o site da Acupuntura Curitiba e conheça todos os nossos tratamentos!




0 visualização0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page