top of page
  • Foto do escritorHowling Creative Center

Acupuntura Estética: Como funciona e para que serve?

A acupuntura estética é um tratamento que envolve o uso da acupuntura para melhorar a pele, a musculatura e combater o envelhecimento.  Costuma ser usada como uma alternativa para o lifting cirúrgico e outros procedimentos cirúrgicos convencionais que são mais invasivos. 

A acupuntura estética pode ajudar a reduzir as rugas, diminuir as linhas de expressão, remover manchas, melhorar o tônus muscular, melhorar a textura da pele. Na maioria dos casos de tratamento é orientado a realizar 10 ou mais sessões, bem como sessões adicionais para manutenção dos resultados, após a primeira fase de tratamento.

Na medicina tradicional chinesa (MTC), a acupuntura tem sido usada há muito tempo para melhorar o fluxo de energia vital por todo o corpo. Essa energia vital circula por linhas de energia invisíveis, conhecidas como meridianos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, os problemas de saúde ocorrem como resultado de bloqueios no fluxo de energia vital. Ao inserir agulhas em pontos específicos ao longo das linhas dos meridianos, O Dr Diego Bertuol visa restaurar o fluxo de energia vital e, por sua vez, melhorar a saúde.

A acupuntura estética do corpo tem vários objetivos: ajudar na melhora da circulação sanguínea, promovendo o crescimento das células de sustentação, combater gordura localizada e drenar líquidos. O principal benefício do uso da acupuntura para tratamentos estéticos é que não existe a introdução de substâncias estranhas ao organismo como em outros tratamentos.


Como funciona a acupuntura estética?

A acupuntura estética visa melhorar a pele e atuar como um tratamento anti-envelhecimento, em parte estimulando a produção de colágeno (uma proteína que é um dos componentes principais da pele).

Conforme se envelhece, a camada interna da pele perde colágeno e, como resultado, torna-se menos flexível e firme. Quando se utiliza algumas técnicas de acupuntura estética, o estímulo faz rejuvenescer pele, melhorando sua energia geral.

Além dos benefícios estéticos, a acupuntura pode oferecer uma série de benefícios à saúde: incluindo redução do estresse e controle de problemas como dor crônica e depressão.

O Dr Diego Bertuol afirma que a acupuntura também pode diminuir o inchaço sob os olhos, melhorar a textura, reduzir rugas e linhas finas. Também é eficaz para deixar mais firme a pele ao redor do pescoço e tratar condições como acne e rosacea.

Os tratamentos da acupuntura estética são baseados na Medicina Tradicional Chinesa, buscando em primeiro lugar restabelecer a saúde geral do paciente, além da gestão emocional.

A acupuntura estética às vezes é referida como um lifting facial de acupuntura, mas os dois procedimentos são muito diferentes. Um lifting facial é um procedimento cirúrgico que remove ou remodela a pele do rosto. A acupuntura estética funciona aumentando o fluxo sanguíneo e estimulando os músculos do rosto para melhorar o tônus e condicionamento. Isso melhora a elasticidade da pele, o que ajuda a suavizar rugas e linhas.

É um tratamento do corpo como um todo.

O objetivo da acupuntura estética é mais conhecida para melhorar o rosto, visando oferecer uma aparência mais jovem. O Dr Diego Bertuol não vai se concentrar apenas no seu rosto. Há vários pontos em todo o corpo associados à saúde da pele. Outras áreas são usadas para melhorar o fluxo sanguíneo, o que também pode ajudar a musculatura.

Os benefícios da acupuntura estética não se limitam somente ao rosto e ao corpo. Muitos pacientes dizem que também se sentem mais relaxados e sem ansiedade. Isso porque a acupuntura tem uma longa associação com a redução do estresse. De acordo com o British Acupuncture Council, a acupuntura desencadeia a liberação de certos neurotransmissores no cérebro que promovem o bem-estar físico e emocional.


Acupuntura auricular para estresse, dores e sono

Como parte do tratamento estético, Dr Diego Bertuol também utiliza a acupuntura auricular. Auxilia para alívio do estresse, para acalmar a mente, promover a desintoxicação, melhora do sono e até mesmo reduzir compulsão por doces.

Indicações da Acupuntura Estética:


FLACIDEZ

A flacidez é um problema estético que incomoda muitas pessoas e pode ser resolvida com a ajuda da acupuntura estética e a eletroacupuntura, com agulhas inseridas em pontos específicos, que são estimuladas utilizando correntes elétricas terapêuticas.

A técnica reequilibra as funções do corpo, melhorando a textura da pele e enrijecendo os músculos, sendo uma ótima alternativa para quem quer um complemento para tonificar a musculatura.


EMAGRECIMENTO

Muito além do que aparência, o emagrecimento por muitas vezes é questão de saúde. O tratamento utilizando a acupuntura estética tem o poder de diminuir a ansiedade e melhorar o funcionamento do intestino, além de trabalhar no sistema digestivo do paciente.

E todo esse tratamento sem nenhum efeito colateral, tratando os problemas da obesidade desde a raiz.


QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo é um problema que atinge pessoas de várias idades, e é nessa hora que entra a acupuntura estética.

De acordo com a medicina chinesa, a força dos fios está diretamente relacionada com o sangue e alguns órgãos. A partir de então, os pontos serão estimulados pelo tratamento, harmonizando o corpo que não está em equilíbrio.

Também é feito estímulo no próprio couro cabeludo, para aumentar a circulação de sangue e com isto aumentar a oferta de nutrientes melhorando a saúde dos cabelos.


REJUVENESCIMENTO

A acupuntura estética para rejuvenescimento é focada em pontos sistêmicos, para equilíbrio do organismo e pontos locais de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Tendo o poder de reduzir rugas e melhorar muito a textura da pele, trazendo um efeito que é duradouro.

Os estímulos da acupuntura estética estão relacionados à produção de colágeno, melhorando a circulação sanguínea, a oxigenação e a nutrição da pele.


RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO

Com o tempo, a pele vai perdendo elasticidade, além do desequilíbrio muscular em decorrência do excesso de mímicas faciais. Acupuntura estética melhora o tônus da musculatura, também apresenta um efeito significativo na produção de colágeno.


OLHEIRAS

A hiperpigmentação na região dos olhos, pode ser em decorrência de algum desequilíbrio energético. Na Medicina Chinesa a coloração escura está relacionada com os Rins. Com estímulos corretos nos pontos de acupuntura, as olheiras vão sumindo paulatinamente.


PAPADA

A flacidez muscular e o excesso de líquido ou gordura, pode ser em decorrência de algum desequilíbrio do Baço. Reequilibrando as funções energéticas do organismo, em conjunto de outras técnicas, a papada pode diminuir significativamente.


CELULITE

Para diminuir a celulite é importante uma boa circulação, que pode ser facilmente estimulada utilizando a acupuntura estética. O tratamento se concentra no equilíbrio geral do organismo e nas regiões que mais incomodam e necessitam de estímulo, melhorando visivelmente esse transtorno estético.

É importante ter disciplina nos tratamentos, já que os resultados são adquiridos com o tempo e a periodicidade.


ACNE

No tratamento com acupuntura estética para o tratamento da acne, os pulmões e intestinos geralmente estão em desequilíbrio energético, não eliminando as toxinas corretamente. Dessa forma, é dada uma atenção especialmente nesses órgãos, estimulando o bom funcionamento e evitando que as toxinas se acumulem e se transformem nas erupções de pele, aliviando também toda a inflamação que resulta na acne.


ESTRIAS

O equilíbrio da pele e do músculo é importante para que não ocorra estrias. A pele está relacionada com o Pulmão, já o músculo com o Baço. Realizando tratamento no local da queixa mais o equilíbrio energético do paciente, é possível amenizar as estrias.


CICATRIZES

A cicatriz pode causar alguma perda de elasticidade, aumentar a espessura da pele, alterar a sua coloração e alterar a sensibilidade local.

Para a Medicina Chinesa, uma cicatriz pode interromper o fluxo de energia nos meridianos. A energia não consegue circular, criando um bloqueio e desorganizando o fluxo energético do organismo.

Sem ter o fluxo energético equilibrado nos meridianos, o paciente pode apresentar sintomas desse desequilíbrio, sendo que esta resposta pode ser muito variada, dependendo do próprio organismo, localização e dimensão da cicatriz.

Estas queixas podem traduzir-se num aumento do cansaço, limitações de movimento, passando pelas dores musculares, aumento de peso, amortecimento, dores de cabeça, entre outros.

A acupuntura ajuda a pele a melhorar a sua elasticidade e textura, reorganizando as suas fibras, sem necessidade de tomar medicação.

Este tratamento faz com que o fluxo de sangue aumente na zona da cicatriz, diminuindo a fibrose e aderência na pele, o bloqueio energético desaparece, sendo restabelecido o equilíbrio do paciente.

Com o tempo, a aparência da cicatriz vai melhorando bastante, e o paciente irá notar uma diminuição dos sintomas que surgiram após o aparecimento da cicatriz tóxica.


Considerações finais:

Para quem deseja um tratamento estético mais natural, a acupuntura é uma excelente escolha. Pois além de objetivar a beleza, também é visado o equilíbrio do organismo como um todo.

Quer saber mais sobre acupuntura estética? Entre em contato com nossa equipe, tire todas as suas dúvidas e agende um horário!

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page