o que é acupuntura

O que é Acupuntura?

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que envolve a inserção de agulhas muito finas na pele, em pontos estratégicos do corpo por onde passam os meridianos de energia. A acupuntura é mais conhecida para tratar dores em geral. Porém, atualmente, está cada vez mais sendo usada para o bem-estar geral, incluindo o controle do estresse.

A medicina tradicional chinesa explica que a saúde é o resultado de um equilíbrio harmonioso dos extremos complementares de “yin” e “yang”.

A medicina tradicional chinesa explica a acupuntura como uma técnica para equilibrar o fluxo de energia ou força vital – conhecida como chi ou qi – que flui pelos meridianos do corpo. Ao inserir agulhas em pontos específicos ao longo desses meridianos, os praticantes de acupuntura fazem com que o fluxo de energia seja reequilibrado.

O qi flui pelos meridianos, ou vias, do corpo humano. Esses meridianos e fluxos de energia são acessíveis por meio de mais de 350 pontos de acupuntura no corpo.

Já na visão ocidental, os pontos de acupuntura são tidos como locais para estimular nervos, músculos e tecido conjuntivo. Fazendo com que esse estímulo aumente os analgésicos naturais do corpo.

Os resultados de algumas pesquisas elucidam os mecanismos de ação da técnica, incluindo a liberação de opióides e outros peptídeos no sistema nervoso central e na periferia e alterações na função neuroendócrina. Embora mais estudos precisam ser realizados, o surgimento de mecanismos plausíveis para os efeitos terapêuticos da acupuntura é animador.

Para que acupuntura é utilizada?

o que é acupuntura

A acupuntura é usada principalmente para aliviar o desconforto associado a uma variedade de doenças e condições, incluindo:

Náuseas e vômitos pós-operatórios e induzidos por quimioterapia

Dor de dente

Dores de cabeça, incluindo dores de cabeça tensionais e enxaquecas

Dor de parto

Dor lombar

Dor cervical

Osteoartrite

Cólicas menstruais

Distúrbios respiratórios, como rinite alérgica.

A técnica pode reduzir a necessidade de medicamentos e melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas com dor crônica.

Algumas pessoas usam a acupuntura para promover a fertilidade. Também é usado em pacientes que desejam parar de fumar e como um componente do tratamento para outros vícios.

A acupuntura estética, podendo ser facial ou corporal, é usada para melhorar a aparência da pele.

Riscos da acupuntura

Os riscos da acupuntura são baixos, quando o profissional de acupuntura é certificado e competente usando agulhas esterilizadas. Agulhas descartáveis ​​de uso único são o padrão da prática, portanto, o risco de infecção é mínimo. Nenhuma preparação especial é necessária antes do tratamento com acupuntura.

Como a acupuntura raramente causa efeitos colaterais, é uma alternativa em potencial aos analgésicos ou tratamentos com esteróides. Também é considerado uma terapia complementar, que pode ser usada junto com outros tratamentos.

Escolhendo um acupunturista:

Quando se pensa em realizar um tratamento com acupuntura, deve-se seguir os mesmos passos para escolher qualquer outro profissional da saúde.

Peça recomendações de pessoas em quem você confia.

Verifique o treinamento e as credenciais do profissional. 

Procure conhecer o acupunturista. Pergunte o que está envolvido no tratamento, qual a probabilidade de ajudar em sua condição e quanto custará.

Informe ao seu médico de confiança que irá realizar sessões de acupuntura. Pois os tratamentos podem ser realizados em conjunto, fornecendo uma cura mais rápida da doença. 

O que se pode esperar

o que esperar da acupuntura

Durante um tratamento, o acupunturista insere agulhas muito finas em pontos específicos do corpo. A inserção das agulhas geralmente causa pouco desconforto.

Cada terapeuta que realiza acupuntura tem um estilo único, muitas vezes combinando aspectos das abordagens orientais e ocidentais do tratamento da saúde. Para determinar o tipo de tratamento de acupuntura que mais o ajudará, o terapeuta pode perguntar sobre seus sintomas, comportamentos e estilo de vida. Outros aspectos são também examinados:

As partes do corpo que doem;

A forma, revestimento e cor da língua

A cor do rosto

A força, ritmo e qualidade do pulso.

Essa avaliação e tratamento iniciais podem levar mais de uma hora. As consultas subsequentes geralmente levam cerca de 30 minutos a uma hora. Um plano de tratamento mais comumente observado normalmente envolveria uma ou duas sessões por semana. O número de sessões dependerá da condição a ser tratada e de sua gravidade. Em geral, é comum receber de 4 a 10 tratamentos para obter bons resultados.

O procedimento

Os pontos de acupuntura estão situados em todas as áreas do corpo. Às vezes, os pontos apropriados estão bem longe da área da dor. O acupunturista vai fornecer informações sobre os pontos do tratamento planejado e se precisa remover alguma roupa. Caso necessário, a toalha ou lençol serão fornecidos. O paciente deita em uma maca confortável para o tratamento, que envolve:

– Inserção de agulha:

As agulhas de acupuntura são inseridas em várias profundidades em pontos estratégicos do corpo. As agulhas são muito finas, por isso a inserção geralmente causa pouco desconforto. Muitas vezes as pessoas nem sentem a inserção. Entre cinco e 20 agulhas são usadas em um tratamento típico. O paciente pode sentir uma leve sensação de choque quando a agulha atinge a profundidade correta.

– Manipulação de agulha: 

O acupunturista pode mover ou girar suavemente as agulhas após a inserção ou aplicar calor ou pulsos elétricos terapêuticos nas agulhas.

– Remoção da agulha:

 Na maioria dos casos, as agulhas permanecem no local por 10 a 20 minutos enquanto o paciente fica relaxando na maca. Geralmente não há desconforto quando as agulhas são removidas.

Após o procedimento

Algumas pessoas se sentem relaxadas e outras com energia após uma sessão. Mas nem todos respondem rapidamente à acupuntura, devendo fazer mais sessões para o sucesso no tratamento. Se os sintomas não começarem a melhorar dentro de algumas semanas, a acupuntura deve ser associada a outras terapias para melhores resultados.

Resultados da Acupuntura

Os benefícios da acupuntura são amplos, muitas pessoas a consideram útil como meio de controlar uma variedade de condições dolorosas. Porém se observa também melhora das funções dos órgãos do organismo, diminuição da ansiedade e melhora na qualidade de sono.

A acupuntura praticamente não possui efeitos colaterais, vale a pena tentar quando o paciente estiver tendo problemas para controlar a dor ou outros problemas com métodos mais convencionais.

Quer saber mais sobre acupuntura ou agendar um horário? Conheça agora todos os tratamentos da Clínica Acupuntura Curitiba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *